Páginas

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Dia Nacional da Doação de Órgãos



Leslie Aloan, Presidente do INASE

A Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) realiza anualmente no mês de setembro a Campanha Nacional de Doação de Órgãos, em apoio à LEI Nº 15.463, de 18 de Junho de 2014, que instituiu o mês da doação de órgãos, denominado “Setembro Verde”.

Assim sendo, ABTO institui, em 2015, a Campanha “Brasil Verde”, iluminando os principais monumentos e pontos turísticos das cidades brasileiras. 

Nesta quinta-feira (27/9) é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. O número de doadores de órgãos no Brasil vem crescendo a cada dia, assim como o número de transplantes realizados. O programa público nacional de transplantes de órgãos e tecidos é um dos maiores do mundo. Para ser doador, não é necessário deixar documento por escrito, bastando que os familiares autorizem a doação, após a constatação de morte encefálica, quando não já não há mais funções vitais e a parada cardíaca é inevitável.

No último dia 11 o Tribunal de Justiça de São Paulo foi palco do lançamento da campanha “Doar é legal - a vida é recarregável”, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância de doar órgãos, bem como sensibilizar e orientar a população a respeito da possibilidade de contribuir com a continuidade da vida de outra pessoa.

A iniciativa é o primeiro projeto do Comitê de Ação Social de Cidadania, instituído em abril pela Presidência do TJSP, para suprir a necessidade de integração do Judiciário com a sociedade.

A campanha atende à Recomendação 34/11 do Conselho Nacional de Justiça e tem em São Paulo o apoio da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), por meio de seu presidente o médico, mundialmente conhecido, José Osmar Medina Pestana, que também abraçou a ideia do Tribunal de Justiça de São Paulo. Consiste em cadastrar o maior número possível de doadores. Os formulários estão disponíveis no site do TJSP (www.tjsp.jus.br/doarelegal).

Fonte: Comunicação Social TJSP RP

Nenhum comentário:

Postar um comentário