Páginas

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Sociedade Peruana de Cardiologia

Leslie Aloan, Presidente do INASE
Dia 5 de setembro estaremos recebendo o Dr. Juan Vlasica, Presidente da Sociedade de Cardiologia do Peru. Portanto, esses laços com o país irmão se estreitam e, por isso, apresentamos aqui uma breve história da criação da Sociedade Peruana de Cardiologia.
De acordo com Carlos Rubio W., Presidente Honorário da Sociedade Peruana de Cardiología, a  base da educação da Faculdade de Medicina da Universidade de San Marcos, em Lima, até a Segunda Grande Guerra, era orientada com as diretrizes da escola médica francesa. Com o correr do tempo, surgiram o estetoscópio e o aparelho para aferir a pressão arterial. A fluoroscopia, o raios-X do tórax em três posições, o electrocardiograma, avançavam e facilitavam o estudo do coração.
Em 1943, Matthias Ferradas, trabalhando na sala 4, recém-chegado dos Estados Unidos, tinha recebido treinamento de cardiologia com Paul D. White, fundador da escola Cardiologia e Thomas Lewis, que por sua vez foi aluno e colaborador de Eithoven no início do século XX. Matías Ferradas trouxe para o Peru em 1942, o ECG .
Em 1946, ao lado de um grande número de cardiologistas, Rafael Alzamora, Aurelio Vasquez Mispireta Augusto G., Pedro Moyano, Pedro Roggero, Guibovich Carlos Perez, Roberto Valenzuela Delgado, Carlos Ruiz Estrada, Guido Cornejo, Guillermo Coll, Pedro Rodríguez Mejía e Marcos Roitman, depois de um treinamento nos Estados Unidos voltou a Lima para se juntar à Sala San Jose.
Victor Alzamora Castro fundou em 1944 o ambulatório de cardiologia, precedendo a fundação da Sociedade Peruana de Cardiologia.
Em 1947, o  Congresso Intercardiológico ocorreu em Havana. O cardiologista Andrés Rotta solicitou o ingresso do Peru, que foi negado pela organização do evento. Retorna ao Peru e com Rafael Alzamora e com diversos grupos, decidiram fundar a Sociedade Peruana de Cardiologia.
Após reuniões preparatórias nas instalações da Academia Nacional de Medicina, em 12 de março de 1947 foi assinado o "Ato de Fundação da Sociedade Peruana de Cardiologia", sendo declarados membros fundadores 22 profissionais médicos que assinaram a ata. Eles produziram a eleição do Conselho de Administração. Rafael Alzamora como presidente e Andrés Rotta como vice-presidente, que organizou e canalizou a atividade científica cardiológica para a criação do Instituto Peruano de Cardiologia.
Hoje, Juan Vlasica preside a Sociedade durante o biênio 2014-2015, e é nosso convidado para proferir a Palestra “Acompanhamento por cinco anos da Hipertensão Arterial, Diabetes e Dislipidemias no Peru, em cidades da costa, selva e montanhas”, próximo dia 6 de setembro, no Auditório do INASE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário