Páginas

quinta-feira, 19 de março de 2015

Dia Internacional da Síndrome de Down

Leslie Aloan, Presidente do INASE

Para o Dia Internacional da Síndrome de Down, foi escolhido o dia 21 de março, fazendo referência ao problema dos cromossomas (21/03), aludindo assim ao par 21 que possui 3 cromossomas. Esta proposta foi feita pela Down Syndrome International, seguindo ideia de Stylianos E. Antonorakis, geneticista da Universidade de Genebra, estudioso do assunto, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas, fazendo parte do seu calendário oficial e comemorada por todos os países-membros.

A data lembra a necessidade de inclusão dos portadores da Síndrome de Down na sociedade, respeitando-se as suas limitações. O nome Síndrome de Down é em homenagem ao médico britânico John Langdon Down, que descreveu a síndrome em 1862. A causa genética desta condição só foi descoberta quase cem anos depois, em 1958, por Jérôme Lejeune, que observou a existência da cópia extra no cromossoma 21. A probabilidade de se ter o problema está estimada em 1 caso a cada 1000 nascimentos.

A denominada Síndrome de Down, também chamada de trissomia 21, é uma condição genética causada pelo cromossoma extra, que aparece no par 21. Os portadores de Down possuem características físicas semelhantes e são mais propensos a determinadas doenças. Apresentam deficiências intelectuais que influem no aprendizado. Em contrapartida, são pessoas que possuem uma personalidade pacífica, dócil, estabelecendo boa comunicação, mostrando muita sensibilidade e interesse.


A Síndrome de Down é caracterizada pela presença de 47 cromossomas nas células daquela pessoa, enquanto que o normal são 46 cromossomas, ou 23 pares. Assim, o cromossoma extra, provoca as diferenças físicas e mentais. O problema é comum a todas as raças humanas e já foi constatado também em mamíferos, como ratos e chimpanzés. Considerado um acidente genético, a trissomia 21 acontece no instante da concepção, em 95% dos casos. Uma das causas pesquisadas pela ciência é a possibilidade de ocorrer em mulheres que concebem em idades mais avançadas, acima dos 35 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário